Primeira Guerra Mundial


Questão 1


Observe a gravura:


A partir dessa imagem, estabeleça a relação presente entre o assassinato de Francisco Ferdinando e o começo da Primeira Guerra Mundial.



Questão 2
Estabeleça a relação existente entre a Primeira Guerra Mundial e o desenvolvimento da Revolução Russa.





Questão 3
Aponte as justificativas que explicam a entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial, em 1917.




Questão 4
Faça a leitura do seguinte texto:
“Impôs-se à Alemanha uma paz punitiva, justificada pelo argumento de que o Estado era o único responsável pela guerra e todas as suas consequências (...)” HOBSBAWM, Eric J., Era dos extremos: o breve século XX: 1914 – 1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
a) Aponte qual foi o principal tratado assinado após a Primeira Guerra Mundial.
b) Com base no texto e nos pontos do Tratado de Versalhes, explique por que o historiador britânico Eric J. Hobsbawm diz que os alemães foram alvo de uma “paz punitiva”






Questão 5
Observe a foto destes soldados britânicos entrincheirados durante a Primeira Guerra Mundial.

Com base nessas informações, responda:
a) Identifique as duas fases que marcam os conflitos da Primeira Guerra Mundial.
b) Descreva as dificuldades experimentadas pelos soldados que lutaram nas trincheiras da Primeira Guerra.



Questão 6
Explique por que alguns críticos dizem que a assinatura do Tratado de Versalhes determinou a perda da chance que os países vencedores tinham para selar a paz.



Questão 7
Qual era e como funcionava o plano que os alemães prepararam para a Primeira Guerra Mundial?


Questão 8
 Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:


a) A incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e social das nações europeias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potências.

b) A desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências.

c) O sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou o sistema de forças entre as nações europeias, acirrando as lutas de conquista das colônias da África e da Ásia.

d) O expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram a Inglaterra e a França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo.

e) O desequilíbrio entre a produção e consumo incentivou a conquista de novos mercados produtores de matérias-primas e consumidores de bens de produção reativando as rivalidades entre os países europeus e os da América do Norte.


Questão 9



Conforme sabemos, os preparativos da Primeira Guerra Mundial já aconteciam ao longo do século XIX. Partindo dessa premissa, responda:
a) Indique a relação existente entre o imperialismo e a deflagração da Primeira Guerra Mundial.
b) Cite alguns dos armamentos utilizados para esse mesmo conflito e explique o impacto causado por essas armas na guerra.





Written by

0 comentários: